Essas diferenças culturais do Brasil e Canadá vão te deixa de queixo caído

Diferenças culturais entre Brasil e Canadá
canadaintercambio

Todo país possuí pontos positivos e negativos, e tanto o Brasil quanto o Canadá não estão isentos desta realidade. A Canadá Intercâmbio está situada no Canadá há mais de dez anos. Durante esse período podemos afirmar com garantia que conhecemos esse país de verdade e por isso podemos compartilhar nossas experiências e conhecimento com você. O Brasil e o Canadá possuem várias diferenças culturais, e é importante que você esteja ciente dessas diferenças antes de embarcar para a aventura de seu intercâmbio: sua vida está presetes a mudar!

Respeito pelas diferenças

O Canadá é um país que repeita e encoraja a diversidade: com grande parte da população vinda de diferentes origens, o Canadá é um país que mistura diferentes culturas. Racismo e preconceitos diversos não são tolerados, nem mesmo em piadas: cultura, cor da pele, origem, orientação sexual… Não importa o assunto, no Canadá não existe vez para o preconceito. Cuidado com seu linguajar e referências preconceituosas, o Canadense é um povo que se orgulha muito por terem lutado por seus direitos e exijem respeito de todos os visitantes. Não existe esse  descaso brincalhão e maroto do brasileiro.

Sistemas públicos

Diferente do Brasil, estabelecimentos públicos no Canadá funcionam bem e são bem cuidados. Você pode observar isso assim que desembarcar no Canadá, os aeroportos são um ótimo cartão de visitas. Os hospitais são excelentes, todos públicos e gratuitos (para residêntes permanentes e cidadãos). Esperamos que você não precise visitar um hospital, a não ser que por curiosidade! A polícia e os serviços de emergências, bombeiros e ambulâncias, também funcionam muito bem: com agilidade e dedicação, os funcionários públicos canadenses mostram genuína atenção à todos que precisam de seus serviços. As escolas públicas, apesar de não serem gratuitas, são mais baratas que as escolas privadas e ainda sim são excelentes, limpas, bonitas, amplas, e com ensino de boa qualidade.

Sistema de transporte público

Parte dos sistemas públicos, mas criamos uma sessão especial porque o transporte público no Canadá é realmente invejável. Muito pontual, é possível prever o tempo total da viagem com bastante precisão. Em raras ocasiões de atrasos ou problemas na linha, geralmente devido à condições climáticas (neve ou chuva por exemplo), o transporte público canadense é de fazer inveja no brasileiro. Além disso, o sistema de transporte público é usado por todos: rico ou pobre, trabalhador ou estudante; todos dividem o mesmo transporte público.

Trânsito

Se você vem de uma cidade grande no Brasil irá se assustar com a tranquilidade e respeito no trânsito no Canadá. As pessoas dão vez à outras além de darem prioridade aos pedestres e ciclistas. Se você está acostumado com o trânsito caótico das grandes capitais irá rir da hora do rush no Canadá. Durante o rush, apesar do trânsito não fluir como em outras horas do dia, ainda sim é completamente diferente do sistema brasileiro.

Justiça, leis e segurança

A lei  é a lei, ponto final. Parar o carro em lugar proibido é multa na certa, não adinata nem tentar argumentar com o policial. Não existe o "jeitinho brasileiro"_ já estou saindo, ou …foi rapidinho. A infração já foi cometida e a multa é inevitável. Isso vale para tudo. Fez errado não tem perdão.
O Canadá é um país muito seguro, a criminalidade é baixissíma e a qualidade de vida muito alta. É comum usar laptop ou ipad no ônibus ou no metrô, mesmo que a noite. São raros os casos de roubo e violência no país, mesmo nas maiores cidades. Aqui as pessoas se sentem seguras, um sentimento raro no Brasil.

Pontualidade

Quando marcando um encontro é comum ouvir "horário brasileiro ou horário canadense"? Brasileiros tem fama de chegarem atrasados, enquanto os canadenses tem fama de serem pontuais. Se esforce para chegar no horário certo, e possívelmente 5 minutos antes (princípalmente para entrevistas de emprego, reuniões, consultas médicas, etc). Na cultura canadense, o atraso significa descaso e falta de interesse da parte do atrasado, algo extremamente rude.

Sua intromissão no sistema

O canadense é estremamente educado, e pensa sempre na relação entre o individuo e o sistema. Jogar lixo no chão, falar muito alto em público, poluir o ambiente, vandalizar propriedades públicas… É raro ver pixações nas paredes ou lixo no chão. E as pessoas preferem que continue assim. Além disso, tenha respeito ao próximo: seja o motorista do carro ao lado, o colega de classe ou um pedestre ao seu lado.

Bebida alcóolica

Uma das mais impressionantes diferencas culturais entre o Brasil e o Canadá fica por conta da restrição que eles fazem ao uso do alcóol. No Canadá (com excessão de Quebec – porque será? Latinos, franceses….sei lá) você só pode comprar bebidas alcóolicas em lojas especializadas chamadas Liquor Stores, que em sua maioria pertencem ao Governo. O preço alto elimina os excessos: o uso de bebidas com responsabilidade é amplamente disceminado. É proibido beber em locais abertos/ públicos (praias, parques, rua, etc),  com direito a multas para quem descumprir com a lei. Embriaguez ao volante também é recriminado, com multas e duras penas. Leis como essas é que contribuem para trasnformar o Canadá em um país seguro. A relação de criminalidade e bebida alcóolica, já comprovada, se mostra presente no Canada, onde estudos comprovam que o baixo nível de tolerância das autoridades com o uso do alcóol, a proibição de uso em público, e o preço alto das bebidas garante ao Canadá uma sociedade segura e com baixíssimo índice de crimiladide.

Clima

A principal diferenca é que o Canadá possuí as 4 estações do ano muito bem definidas. Esqueça a idéia primitiva de frio absurdo o tempo todo. Todos os lugares têm calefação e é muito fácil se adaptar ao clima do inverno canadense (pelo menos nos destinos mais populares e para curtos períodos de tempo). Claro no inverno faz frio e muito, mas por alguns períodos e dependendo do seu destino esse frio pode ser comparado ao nosso inverno na serra gaúcha. O clima de inverno desaparece com a chegada da primavera: flores por toda a cidade enfeitam o visual urbano. Não só as ruas, casas e varandas ficam mais coloridas, é possível notar a diferença de comportamento entre as pessoas. A primavera é um renascimento, todos se preparam para mais um verão que está por vir! No verão faz calor, com temperaturas podendo chegar em torno de 40 graus. Mais uma vez é possível notar a diferença de comportamento entre as pessoas: as cidades oferecem programação extensa de festivais e atividades.E com o fim do verão vem o outono, e as árvores mostram as lindas mudanças de cores, mudando mais uma vez o visual da cidade. Não importa a época, o Canadá sempre terá atrativos e belezas para encantar o público brasileiro.

Independência do individuo

O Brasileiro adora pedir por ajuda, sempre. Pedir ajuda e ser servido. Típico de um povo que tem um histórico cultural como o nosso, de escravos, empregados e subservência. No Canadá as pessoas são independentes desde crianças e a expectativa é que você “se vire”. Esteja preparado para fazer sua cama, preparar seu café e até lavar sua roupa, além de cuidar da faxina do seu quarto. Se precisar de alguma coisa, não espere que alguem ofereça: faça você mesmo ou pergunte ao responsável se você pode se servir. Tudo com educação e mantendo a comunicação aberta!

Imposto

O Brasil é um dos países que mais paga impostos no mundo. No Canadá o imposto é pago separadamente, enquanto no Brasil nós nem sabemos quanto estamos pagando, e ainda assim brasileiros não se acostumam facilmente ao sistema de pagamento de impostos no Canadá. É porque no Canadá quando você vê uma camisa com a etiqueta de $100, você descobre na hora de pagar que além dos $100 há uma taxa em cima, que é o imposto, geralmente em torno de 13%.
Esta taxa é cobrada em cima de qualquer produto ou serviço consumido: comida, roupa, computador, cabelereiro, etc… E ainda assim, o valor pago como imposto no Canadá é muito menor que o imposto pago no Brasil. Uma rápida comparação: quanto custa um iphone no Brasil e no Canadá? Quem cobra mais imposto? O mesmo serve para qualquer bem ou serviço. Outra diferença é que os impostos pagos no Canadá dão retorno na qualidade de vida das pessoas. As taxas pagam vão para melhoria das estradas, salário de policiais, melhorias no transporte público, equipamentos para hospitais, e por aí vai… Enquanto no Brasil… Bem, ninguém sabe para onde o dinheiro vai, nem quanto de dinheiro.

Empregos

Já se foi o tempo em que o Canadá estava "desesperado" por imigrantes para ocupar uma das milhares de vagas disponíveis. Existem muitas vagas de emprego, mas não tem ninguém desesperado: os empregadores canadenses buscam profissionais com experiência de mercado, educação acadêmica e o mais importante: adaptação da cultura local. Muitos imigrantes chegam no Canadá com o sonho de encontrar um emprego e acabam trabalhando com sub-empregos. Tudo por conta da falta de adaptação da cultura local ou até mesmo baixo nível de inglês.

Comida

A maior reclamação de todo estudante brasileiro: a comida! Os produtos são diferentes, os temperos, a carne, o jeito de cozinhar. Se tudo é diferente, imagine quando cozinhado por um canadense. Seja em casa de família ou alugando apartamento, os estudantes tem enorme dificuldade em se adaptar à comida. É muito importante que você esteja ciente desta diferença, para não se assustar quando chegar no Canadá. Se você tem restrições alimentares (vegetariano, vegano, alérgico a gluten, alérgico a latícineos, etc), ou se tem dificiculdade de se adaptar à comidas diferentes (não gosta de uma variedade de alimentos, mas está acostumado com um leque específico de opções) é bom pensar na possibilidade de se hospedar em casa de família_ sem refeuções inclusas, ou até mesmo alugando um apartamento: assim você terá mais liberdade para escolher os alimentos que consome. Mesmo em restaurantes e lanchonetes, a comida é diferente! Nada de salgadinhos, como empada, coxinha, pão de queijo ou esfirra. As opções mais encontradas são bolos, muffins, cookies, sanduiches e sopa.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ

loading...